Por Luiza Rampelotti
Um vídeo que tem circulado amplamente nas redes sociais do Litoral do Paraná registra um momento inesperado no início desta segunda-feira (23): uma gestante deu à luz dentro do carro, em frente à Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos. As imagens capturaram o instante exato em que a bebê nasceu, e páginas nas redes sociais afirmaram que a maternidade estaria interditada. No entanto, a informação foi desmentida pelas autoridades locais.
A secretária municipal de Saúde de Matinhos, Darlene de Freitas, esclareceu o ocorrido em entrevista à Ilha do Mel FM. Segundo ela, o parto aconteceu por conta da rapidez do trabalho de parto e não pela falta de atendimento na maternidade.
“Esse parto no carro, às 7h30, aconteceu porque a mãe já chegou em estado de expulsão do bebê. Não deu tempo de levá-la para dentro da maternidade. Quando o pai estacionou o carro em frente à entrada, a bebê já estava nascendo. As imagens que estão circulando foram feitas pelo próprio pai“, explicou a secretária.
De acordo com Darlene, a equipe de enfermagem da maternidade agiu rapidamente para prestar assistência à mãe e ao recém-nascido. “A enfermeira e um técnico de enfermagem foram até o carro para ajudar no parto. A criança e a mãe estão bem, internadas na maternidade. A bebê nasceu saudável, com 3 kg“, disse.
Darlene também esclareceu um ponto importante levantado nas redes sociais. “O rapaz que aparece ajudando no vídeo não é um recepcionista, como alguns estão dizendo. Ele é um técnico de enfermagem. Naquele momento, a equipe que estava de plantão contava com dois técnicos e uma enfermeira“, destacou.
Confira o vídeo:
Maternidade está funcionando normalmente
O Hospital/Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, está atendendo normalmente ao público, mesmo sob a advertência de um Ato Indicativo de Interdição Ética emitido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). A medida reflete uma série de irregularidades apontadas pelo órgão regulador e o Ministério Público.
Em nota oficial, o diretor técnico da unidade, Danilo de Ávila Ladeia, garantiu que o hospital segue aberto, mas enfrenta limitações graves que precisam de solução urgente.