O Programa Castra+Paraná2 iniciou o agendamento para a nova etapa de castrações gratuitas e estará em todas as cidades do Litoral entre 15 e 21 de dezembro, oferecendo o serviço em unidade móvel veterinária. A ação é realizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Delegado Matheus Laiola e tem como meta realizar 40 mil castrações nesta segunda edição.
RETORNO
Após alcançar quase 20 mil castrações gratuitas em 2024, o programa retorna ao Litoral com dois ônibus equipados para atender cães e gatos. Um dos veículos percorrerá Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral, enquanto o outro atenderá municípios do interior do Paraná.
Os atendimentos são feitos por médicos veterinários em estrutura completa para procedimentos cirúrgicos. Após a castração, o animal recebe microchip, roupa cirúrgica, cone de proteção e medicação necessária para recuperação.
INSCRIÇÕES
Para participar, o tutor deve cadastrar o pet no programa federal SinPatinhas e, em seguida, realizar o agendamento no site castramaisparaná2.com.br.
“Além de prevenir a reprodução indesejada e o abandono, o procedimento traz inúmeros benefícios diretos para a saúde dos pets, como a redução do risco de doenças e tumores”, afirmou o deputado Matheus Laiola. Ele destacou ainda que a castração é “uma medida fundamental para prevenir doenças e evitar a procriação descontrolada”.
ORIENTAÇÕES
No dia do procedimento, o animal deve estar em jejum de oito horas. O responsável deve permanecer no local durante todo o atendimento, que dura cerca de duas horas. O programa já alcançou cerca de 30 cidades desde sua criação.
CRONOGRAMA
O Castra+Paraná2 terá atendimento em sete cidades, sempre com necessidade de cadastro prévio.
Guaratuba — 15 de dezembro
Local: Paróquia São Francisco de Assis – Rua Engenheiro Beltrão, 186
O que levar: pet em jejum, RG do animal e documentos do responsável
Matinhos — 16 de dezembro
Local: Rua Werner Guilherme A. Gaedke, 609, Cohapar
Pontal do Paraná — 17 de dezembro
Local: Escola Municipal Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho – Rua Corais, 935
Paranaguá — 18 de dezembro
Local: Rua Julio Groth Elias, 292 – Divinéia
Guaraqueçaba — 19 de dezembro
Local: Avenida Ararapira, 223 – Centro
Antonina — 20 de dezembro
Local: Escola de Samba Capela – Rua Dr. Rebouças, 363
Morretes — 21 de dezembro
Local: Sede da Apae Central – Estrada do Central s/n
Em todos os municípios, o tutor deve levar o pet em jejum de oito horas, o RG do cão ou gato e os documentos pessoais.
Com informações da assessoria de imprensa










