O inverno mal começou e já fez cair drasticamente as temperaturas em todo o Paraná. No Litoral do estado, esta quarta-feira (25) já registra as menores marcas do ano, de acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). As baixas temperaturas surpreenderam moradores e trouxeram sensação térmica ainda mais intensa nas primeiras horas do dia.
A cidade mais fria do Litoral foi Guaraqueçaba, onde os termômetros marcaram apenas 2,0°C até às 8h. Em Antonina, os termômetros chegaram a 4,3°C, enquanto Morretes registrou 3,4°C e Paranaguá, a cidade mais populosa da região, anotou mínima de 7,6°C.
Segundo a meteorologista do Simepar, Júlia Crepaldi Munhoz, a madrugada desta quarta-feira foi a mais fria de 2025 até às 5h30 em 29 municípios paranaenses, dos quais 19 registraram temperaturas negativas. A especialista explicou que os recordes foram observados especialmente na “metade-leste” do estado, que engloba as regiões Sudeste, Campos Gerais, Norte, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o próprio Litoral, em razão do avanço de uma massa de ar polar.
“O céu permanece sem nuvens em todo o estado, e os ventos sopram com intensidade fraca — condições favoráveis à formação de geada branca, fenômeno visível sobre superfícies expostas como gramados, lavouras, telhados e veículos. Espera-se que a geada se manifeste em boa parte do Paraná, com maior intensidade nas regiões Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e RMC”, explicou Júlia Munhoz.
Ela explica que a massa de ar seco e frio inibe a formação de nuvens, o que permite a perda rápida de calor da superfície terrestre durante a noite. Essa combinação intensifica o resfriamento noturno, derrubando os termômetros e favorecendo a ocorrência de geadas, que já foram observadas em pontos mais elevados do estado e, inclusive, em Morretes.
Ainda de acordo com o Simepar, a partir de quinta-feira (26), as temperaturas entram em elevação no interior do estado, enquanto a chuva se espalha por todo o Paraná, com chance de temporais localizados.




![[VÍDEO] Litoral do Paraná apresentou chuvas acima da média na primeira quinzena de julho](https://ilhadomelfm.com.br/wp-content/uploads/2024/07/CHUVAS-LITORAL-1-350x250.jpg)


