As cidades do litoral do Paraná recebem, entre os dias 3 e 18 de janeiro, o espetáculo de teatro de rua “FERVO!”, idealizado pelo Trio Elétrico de Teatro. Com 16 apresentações gratuitas, a circulação passa por Guaratuba, Matinhos, Antonina, Morretes e Paranaguá, levando música, dança e teatralidade a praças e espaços urbanos durante a alta temporada de verão, proporcionando ao público um mergulho a experiência artística vibrante, que cruza e entrelaça fronteiras, celebrando a força e identidade da cultura latina.
CIRCULAÇÃO
A estreia acontece em Guaratuba, no dia 3 de janeiro, na Praça dos Namorados, com sessões às 15h e 18h. Para a atriz Bárbara Vieira, iniciar a temporada no litoral reforça o caráter democrático da proposta.
“As pessoas podem desfrutar realmente de um trabalho que acontece por elas e com elas. A arte de rua é a forma mais democrática de acesso à cultura, que possibilita que pessoas que nem pensavam em estar assistindo uma peça de teatro se vejam participando de uma obra a caminho do mercado, por exemplo”, afirmou.
ESPETÁCULO
O teatro de rua “FERVO!” transforma cada cidade em um grande bloco cênico popular. A obra acompanha quatro artistas em um percurso simbólico que cruza três festas latino-americanas: o Carnaval, no Brasil, a Feria de las Flores, na Colômbia, e o Dia de los Muertos, no México. O espetáculo combina música, dança e teatralidade para celebrar a cultura latina como força de memória, identidade e resistência.
Segundo Bárbara Vieira, o formato itinerante também ressignifica o uso dos espaços urbanos.
“Muitas vezes estamos tão ocupados com a correria da vida que não paramos para aproveitar a cidade. É muito interessante deixar-se conduzir pelo espaço por uma arte festiva que pode tocar emoções enquanto conta uma história. O teatro itinerante mantém o público em movimento com os artistas porque no palco da rua tudo é arte, e todas as pessoas fazem parte da história que está sendo contada”, resssaltou.

PRODUÇÃO
Com dramaturgia autoral, direção de Ricardo Nolasco e músicas originais, o espetáculo foi concebido para se adaptar a diferentes espaços públicos. O elenco é formado por Ariel Pascke, Bárbara Vieira, Carlos Becker e Larissa de Lima.
ACESSIBILIDADE
Selecionado pelo Edital Multiartes PNAB – Aldir Blanc Estadual, o projeto prevê ações de acessibilidade. Em Paranaguá, algumas sessões contam com tradução em Libras e audiodescrição, garantindo a participação de pessoas surdas e cegas.
FORMAÇÃO
Como contrapartida social, o Trio Elétrico de Teatro promoverá oficinas gratuitas de teatro e criação cênica na segunda quinzena de março de 2026, prioritariamente em instituições públicas de ensino do litoral, ampliando o acesso à formação artística na região.
SOBRE O PROJETO
Com o lema “Alegria é revolução”, o qual move o coletivo, o espetáculo de teatro foi formado no final de 2020 por artistas e estudantes de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O grupo pesquisa temas sociais, culturais e políticos da América Latina e dedica-se à criação de um teatro popular vibrante e acessível. Entre seus trabalhos estão “Bloco do Peru Perdido” (2021), “FERVO!” (2023), “BOROGODÓ” (2024) e o mais recente “Desfile de la Libertad” (2025).
SERVIÇO
Todas as apresentações são gratuitas.
- 03/01 – Guaratuba
Praça dos Namorados, 15h e 18h -
04/01 – Matinhos
Praça Central, 18h e 20h -
09/01 – Antonina
Calçadão Cultural, 15h e 18h -
10/01 – Morretes
Praça dos Imigrantes, 11h e 15h -
15/01 – Paranaguá
Praça Fernando Amaro, 15h e 18h, com libras -
16/01 – Paranaguá
Terminal Urbano, 15h e 18h, com libras -
17/01 – Paranaguá, Ilha dos Valadares
Praça Cyro Abalem, 15h e 18h, com libras e audiodescrição às 15h -
18/01 – Paranaguá
Aeroparque, 15h e 18h, com libras
Com informações da assessoria








