Os idosos do Asilo São Vicente de Paulo, em Paranaguá, celebraram nesta sexta-feira, 12, a conclusão da reforma completa do telhado da instituição, financiada com recursos arrecadados pelas inscrições da Corrida do Porto 2025. A obra, no valor de R$ 210 mil, foi viabilizada pela Portos do Paraná e marcou um avanço direto na segurança e no conforto dos 41 moradores do lar.
OBRAS
A reforma incluiu a troca integral dos telhados e calhas, a instalação de aparatos para impedir o acesso de pombos ao forro e a substituição de equipamentos danificados. Uma cerimônia realizada no próprio asilo marcou a entrega oficial das melhorias.

Fundado em 1959, o Asilo São Vicente de Paulo acolhe pessoas com mais de 60 anos em situação de risco social, oferecendo seis refeições diárias e atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e assistente social.
APOIO
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou o retorno social da iniciativa. “É um retorno concreto para a comunidade por meio das inscrições da Corrida do Porto. A comunidade participa, pratica atividade física e, ao mesmo tempo, ajuda em ações sociais aqui no município”, afirmou.
O co-CEO da Global Vita, empresa responsável pela organização da Corrida do Porto 90 anos, Arthur Trauczynski, ressaltou o caráter solidário do evento. “Anualmente, nós temos alguma causa com a qual podemos contribuir. Hoje vemos mais uma ação concretizada, o que torna o projeto ainda mais gratificante”, disse.
COMUNIDADE
Presente na cerimônia, a vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, reforçou a importância do engajamento popular. “A população entendeu que a Corrida do Porto vai muito além do exercício físico. Muitos fazem questão de pagar a inscrição porque sabem que o valor será bem empregado”, enfatizou.
Segundo o presidente do Asilo, Joaquim Medeiros Fernandes, o apoio permitiu resolver problemas antigos. “Com este apoio, conseguimos fazer obras que precisávamos há mais de 15 anos”, declarou.

A assistente social e responsável técnica do Asilo, Emillyn de Oliveira, explicou que as melhorias impactam diretamente a rotina dos idosos e funcionários. “Havia goteiras e risco com telhas soltas. As reformas trouxeram mais segurança para todos”, afirmou.
Moradora do asilo, Tereza Miranda, de 80 anos, acompanhou as obras. “Achei bonito o que eles fizeram. Arrumaram tudo, está bom”, contou.
EVENTO
A Corrida do Porto integra o Porto e a cidade, estimula o comércio e o turismo e possui caráter filantrópico. É a primeira corrida do mundo realizada dentro de um cais. A edição de 2025, em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá, teve 3.000 inscrições e reuniu 2.706 participantes presencialmente. A próxima edição já está confirmada e terá novidades. Parte dos recursos também está sendo destinada à reforma do Lar dos Idosos Perseverança, com mais R$ 210 mil.
Com informações da AEN









