Por Luiza Rampelotti
Cerca de 200 romeiros partem nesta quarta-feira (16) em uma caminhada de fé saindo de São José dos Pinhais com destino ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá. O percurso, de aproximadamente 85 quilômetros, é parte da tradicional romaria que chega à sua 30ª edição neste ano. Organizado por devotos da Capela Nossa Senhora do Rocio, na região de Contenda, o trajeto mobiliza fiéis que caminham motivados pela fé: alguns em agradecimento por graças recebidas, outros em súplica por bênçãos, milagres e renovação espiritual.
A concentração do grupo principal ocorre na Paróquia São Pedro, em São José dos Pinhais, onde será celebrada a Missa de Envio às 19h. A saída está prevista para as 20h, com os peregrinos seguindo a pé pela BR-277, ocupando o acostamento da rodovia em direção ao Litoral. Segundo a administração do Santuário do Rocio, há também romeiros que partem mais cedo, por volta das 14h, em ritmo mais lento.
A caminhada tem duração média de 24 horas e a chegada dos primeiros grupos está prevista para a tarde de quinta-feira (17), a partir das 14h, com a expectativa de encerramento até às 19h no pátio do Santuário. Como os romeiros percorrem o trajeto em diferentes ritmos, a chegada acontece de forma gradual, com pequenos grupos se apresentando ao longo da tarde e início da noite.

De acordo com Adriana de Carvalho Henkel, do setor administrativo do Santuário do Rocio, a romaria é um importante símbolo de devoção. “O objetivo é o fortalecimento da fé. Muitos vêm em agradecimento por graças recebidas, outros em súplica por alguém doente ou por problemas pessoais. É uma caminhada de entrega e espiritualidade”, afirma.
Durante o percurso, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Rocio é passada de mão em mão entre os romeiros, para que todos tenham a oportunidade de carregar simbolicamente a padroeira do Paraná.
Ao chegarem ao santuário, os fiéis são recebidos com estrutura de acolhimento montada com apoio da Prefeitura de Paranaguá. Há equipes de enfermagem, organização de dormitórios improvisados com colchões, distribuição de canja e celebrações religiosas em homenagem aos peregrinos.
A organização da romaria é coordenada por voluntários da comunidade em São José dos Pinhais, com o apoio logístico do Santuário do Rocio. “Eles fazem todo o levantamento de participantes, organizam os grupos que vêm a pé ou de bicicleta, e nos informam para que possamos receber com dignidade”, explicou Adriana.
Atenção na rodovia
Diante da movimentação prevista, os organizadores fazem um apelo à atenção dos motoristas que trafegarem pela BR-277 entre esta quarta (16) e quinta-feira (17). A presença de romeiros ao longo do acostamento exige cuidado redobrado para garantir a segurança dos participantes.
“Pedimos encarecidamente que os condutores respeitem os romeiros e redobrem a atenção. São pessoas em um gesto profundo de fé, que merecem chegar com segurança ao seu destino”, declarou Alessandra C. Paiva, uma das participantes da romaria.