Por Luiza Rampelotti
No mês do Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Guarda Civil Municipal de Paranaguá, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), promove uma iniciativa inédita no município: uma palestra voltada exclusivamente aos agentes de segurança, com o objetivo de orientar os profissionais sobre os cuidados específicos necessários na abordagem de pessoas autistas. A capacitação será realizada na sexta-feira, 4 de abril, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, anexo à Biblioteca Municipal.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) e representa um marco na formação continuada dos agentes da Guarda Civil Municipal. De acordo com o secretário de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, esta será a primeira vez que o Município realiza uma capacitação com foco específico no atendimento a pessoas com TEA para os profissionais de segurança.
“Faremos essa palestra para os nossos agentes de segurança. Nunca aconteceu algo assim em Paranaguá. Trata-se de uma ação histórica para a cidade, que busca preparar melhor os profissionais que atuam diariamente nas ruas. Muitos dos nossos jovens autistas, infelizmente, estão em situação de vulnerabilidade, muitas vezes por conta de uma desestruturação familiar, e precisam de atenção e cuidado na abordagem”, destacou o secretário em entrevista à Ilha do Mel FM.
A formação será conduzida pelo major Valter Ribeiro da Silva, da Polícia Militar de Curitiba, especialista em autismo e segurança pública. Segundo Nóbrega, o convidado trará orientações técnicas fundamentais para garantir que as abordagens ocorram com respeito, empatia e conhecimento das especificidades do transtorno.
“Quando trabalhei nas ruas, percebi na prática como é difícil lidar com determinadas situações sem preparo. Essa é uma demanda que já tínhamos desde o início da gestão, e que agora conseguimos concretizar. Infelizmente, não será um evento aberto ao público, pois precisamos focar nos nossos agentes neste momento”, reforçou o secretário.
A ação da GCM de Paranaguá integra um movimento mais amplo que tem ganhado força em diversos municípios brasileiros: o de preparar os profissionais de segurança pública para reconhecer os sinais do autismo e agir de maneira adequada, evitando situações de constrangimento ou risco para a pessoa com TEA.
O mês de abril é dedicado à sensibilização e à luta pelos direitos das pessoas autistas. A cor azul, símbolo da campanha, representa a maior incidência do transtorno entre meninos, embora o TEA afete pessoas de todos os gêneros e idades.
Para mais informações, é possível acompanhar as redes oficiais da Guarda Civil Municipal de Paranaguá: @gcmpgua.