No próximo fim de semana, sábado (25) e domingo (26), a Ilha do Amparo, em Paranaguá, celebra a tradicional Festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade marítima. O evento, que acontece há mais de 100 anos, é uma das maiores manifestações culturais e religiosas da região, reunindo fiéis e visitantes em um ambiente de devoção e confraternização.
A programação inclui celebrações religiosas, apresentações musicais e uma variada oferta gastronômica, com destaque para pratos à base de frutos do mar. Durante os dois dias de festa, embarcações sairão do trapiche do Rocio para fazer o transporte de visitantes até o Amparo. No sábado (25), as saídas acontecem das 9h às 0h, enquanto no domingo (26), a travessia ocorre das 6h às 18h30. Uma das opções de barco custa R$ 39,90, incluindo ida e volta, e reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99659-0884.
A festividade será realizada na cozinha comunitária da comunidade, que recentemente passou por uma reestruturação promovida pela Prefeitura de Paranaguá. “A Prefeitura está promovendo a reestruturação da cozinha comunitária, que estava abandonada. Estamos equipando o espaço com freezer, fogão de seis bocas com forno, mesas industriais e demais utensílios para que a comunidade possa utilizar não apenas nesta, mas em todas as futuras festividades“, destacou o secretário de Aquicultura e Pesca, Márcio Vega.

Além da cozinha comunitária, visitantes também podem aproveitar a culinária oferecida por restaurantes e lanchonetes locais. Durante o evento, o público contará com apresentações musicais de artistas como a dupla Edison e Alex, Max Wilian e Renato Soares, proporcionando momentos de entretenimento e celebração.
Para a moradora Zuleide dos Santos, a Festa de São Sebastião é uma tradição que fortalece os laços culturais e religiosos da comunidade. “Essa festa acontece há mais de 100 anos dentro da nossa comunidade. É a maior festa que uma comunidade caiçara já teve. Nosso padroeiro foi trazido por uma família após receber uma bênção para um filho nascido aqui. Até hoje, celebramos com devoção e tradição“, relata.
O evento é organizado pela própria comunidade do Amparo, com apoio da Prefeitura de Paranaguá, e promete atrair um grande público interessado em vivenciar a cultura caiçara e a tradição religiosa local.
Por Luiza Rampelotti com informações da Prefeitura de Paranaguá