Por Luiza Rampelotti
O Governo Federal anunciou, na última quarta-feira (29), o financiamento de R$ 6,38 bilhões para a concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo Lote 2 das rodovias do Paraná, investir em obras de ampliação e modernização da malha viária do estado. Entre os principais investimentos estão a triplicação da BR-277, no trecho que liga Curitiba ao Litoral, e a construção de novos acessos ao Porto de Paranaguá, um dos principais corredores de exportação do Brasil.
Os recursos fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foram anunciados em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Segundo Mercadante, a melhoria da infraestrutura rodoviária vai tornar as exportações brasileiras mais competitivas, especialmente para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
Principais obras na BR-277 e no Litoral
Com os recursos garantidos, as obras na BR-277 devem começar ainda este ano, ampliando a capacidade de transporte de cargas em 66% e reduzindo em cerca de 20% o tempo de viagem entre Curitiba e Paranaguá. As melhorias incluem:
• Triplicação da rodovia no trecho entre Curitiba e Paranaguá;
• Construção de sete novos viadutos e correções de traçado para mais segurança;
• Implantação de uma área de escape no km 46, em um trecho crítico da Serra do Mar;
• Iluminação de 15 quilômetros na serra, do km 31,5 ao km 46,5, nos dois sentidos da via.
O diretor-presidente do Grupo EPR, José Carlos Cassaniga, destacou a importância dessas obras para a logística nacional. “É um setor estratégico para o escoamento da produção brasileira, ligando regiões produtivas ao Porto de Paranaguá. A eficiência está no centro deste contrato. Prova disso são as tarifas, que são 31% menores do que nos contratos anteriores”, afirmou.
Além da BR-277, o projeto também prevê a duplicação de 350 quilômetros de rodovias estaduais e federais, incluindo:
• 14 km entre Paranaguá e Pontal do Paraná
• 123,8 km da PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina;
• 75 km da BR-369, entre Cornélio Procópio e Jacarezinho;
• 59 km da PR-151, entre Piraí do Sul e Jaguariaíva.
As obras também englobam rodovias importantes para a ligação do litoral paranaense com a capital e outras regiões do estado, como a PR-407 (Pontal do Paraná), PR-408 (Antonina), PR-411 (Morretes), PR-508 (Alexandra/Matinhos) e PR-804 (Morretes).
Impactos e cronograma das obras
O contrato da EPR Litoral Pioneiro estabelece um cronograma de três fases. No primeiro momento, estão sendo realizadas obras emergenciais de manutenção. Entre o segundo e oitavo ano de concessão, as intervenções de grande porte devem avançar, com a entrega final prevista até o sétimo ano de contrato.
Ao todo, a concessionária prevê investir R$ 8 bilhões nos próximos oito anos para revitalizar os 605 km de rodovias sob sua administração. Desse valor:
• R$ 1,3 bilhão será usado na recuperação de rodovias;
• R$ 6,7 bilhões serão destinados para ampliações e melhorias.
O financiamento de R$ 6,38 bilhões anunciado pelo BNDES faz parte desse montante, com R$ 5,55 bilhões provenientes da emissão de títulos de dívida e R$ 829 milhões em financiamento direto.