A região Sul de Paranaguá está prestes a receber dois grandes empreendimentos que prometem transformar a dinâmica econômica e comercial da cidade. A rede de lojas Havan e o grupo supermercadista Bavaresco anunciaram a construção de duas mega unidades no Jardim Yamaguchi, nas proximidades do CAIC. As obras, que já estão na fase inicial de terraplanagem e preparação do canteiro, devem ser concluídas até o quarto trimestre deste ano.
Na tarde da última quinta-feira (27), o diretor do grupo Havan, Nilton Hang — primo de Luciano Hang, conhecido como o “Véio da Havan” — esteve em Paranaguá para uma visita técnica ao terreno onde será erguida a nova unidade da rede varejista. A previsão é que esta seja a 186ª ou 187ª loja da Havan em operação no Brasil e, segundo o diretor, a mais moderna já construída até agora.
“A Prefeitura está dando toda a atenção necessária para o bom andamento do projeto. A equipe do Urbanismo se mostra muito coerente, assim como os conselhos, que analisam com atenção o que os investidores trazem e, quando necessário, ajustam o processo”, afirmou Nilton Hang durante a visita.

Ao lado da nova Havan, será construído o maior supermercado do Litoral do Paraná, a 14ª loja do Grupo Bavaresco, comandado pelo empresário Beto Bavaresco. Ele também acompanhou a visita técnica ao lado do gerente geral do grupo, Vicente Vilaça.
“Conversei com o prefeito e os secretários e vi que há interesse em encontrar soluções para agilizar os processos dentro da legalidade. Nos ouviram com atenção e isso é muito positivo”, destacou Bavaresco, que começou sua trajetória empreendedora com um pequeno mercado de bairro e hoje lidera a maior rede supermercadista do litoral paranaense.
Os dois empreendimentos estarão localizados na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto e terão entre 9 e 10 mil metros quadrados de área construída cada. A expectativa é que gerem, juntos, cerca de 500 empregos diretos, sendo aproximadamente 250 em cada unidade.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Augusto Pelegrini de Carvalho, os alvarás de construção devem ser expedidos já na próxima semana. “O prefeito Adriano Ramos pediu celeridade e estamos agilizando no tempo hábil para garantir esses investimentos fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o secretário.
A expectativa dos empresários é inaugurar os dois empreendimentos em datas próximas, possivelmente em um evento conjunto.