Guarnições do Corpo de Bombeiros, com o apoio de funcionários da RUMO Logística e plantonistas do COSMO – Corpo de Socorro em Montanha, foram acionadas na tarde de sábado, 29, para atender uma ocorrência de queda de plano elevado no Parque Estadual do Marumbi, na localidade Véu de Noiva, em Morretes.
Um homem, de 48 anos, que percorria com amigos uma trilha junto a linha férrea, escorregou e caiu de aproximadamente 40 metros de altura, no meio da mata fechada.
No local, de difícil acesso, as equipes constataram que a vítima não resistiu aos graves ferimentos.
Utilizando técnicas e equipamentos especiais, o corpo foi resgatado e encaminhado em um alto de linha, veículo usado no trabalho de manutenção e transporte de material, e pessoal, até a estação ferroviária na cidade de Morretes.
O corpo foi encaminhado pela Polícia Científica para o necrotério, em Paranaguá, onde passou por exames complementares.
PROIBIDO
O tráfego de pessoas pela linha férrea é proibido (Art. 260 do Código Penal) e apresenta riscos significativos.
ITUPAVA
Os voluntários do COSMO informam que o caminho do Itupava não é pelos trilhos.
O Corpo de Socorro em Montanha, associação civil sem fins lucrativos, foi fundado em 1996 por montanhistas voluntários e atua na prevenção de acidentes, busca e resgate, além da manutenção e conservação de trilhas e vias de escalada. Sua base principal é o Parque Estadual Marumbi, com atuação também em seu entorno, na Serra do Mar do Paraná.
A equipe é formada por montanhistas voluntários e conta com a parceria de empresas que acreditam e reconhecem esse trabalho. Apoie o trabalho voluntário.
Com informações e imagem do COSMO, e do Corpo de Bombeiros.