Paranaguá presenciou na tarde de segunda-feira (7) uma ocorrência que por pouco não terminou em tragédia ainda maior. Um grave acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta no cruzamento da Avenida Gabriel de Lara com a Rua Conselheiro Corrêa, no bairro Leblon, mobilizou ao menos quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Guarda Civil Municipal. O impacto da colisão fez com que o automóvel perdesse o controle, atingisse outro veículo estacionado e colidisse com a bomba de combustível de um posto. O motociclista, identificado como Adalberto Leandro Paifer Filho, de 19 anos, foi levado em estado grave para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Litoral.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o acidente envolveu três pessoas: Adalberto (motociclista), e outros dois homens de 25 e 52 anos, respectivamente, ambos ocupantes de um Chevrolet Onix de cor azul.
Dinâmica do acidente
Segundo relatos colhidos no local e informações da Polícia Militar, o motociclista seguia pela preferencial, na Avenida Gabriel de Lara, quando o Onix, que vinha pela Rua Conselheiro Corrêa, teria cruzado o cruzamento e colidido com a moto. A pancada ocorreu na lateral do carro, à altura da porta do motorista. Com o impacto, o condutor do Onix aparentemente perdeu o controle do veículo, atravessou a via, invadiu o pátio do posto de combustíveis Transcap, bateu contra um Renault Kwid estacionado e, em seguida, colidiu contra a estrutura da bomba de combustível.
Apesar da violência da colisão, os sistemas de segurança do posto e uma mureta de concreto evitaram que o acidente causasse uma explosão. O local estava bastante movimentado no momento, devido ao horário de almoço.
Atuação das equipes de emergência
O Corpo de Bombeiros foi acionado inicialmente para atender a uma queda de motociclista com vítima inconsciente. Ao chegar, as equipes constataram a gravidade da situação e solicitaram reforço imediato. No total, foram mobilizados cerca de 10 bombeiros militares, além de socorristas do SAMU, que realizaram o resgate de três vítimas.
Em entrevista concedida ao vivo à Ilha do Mel FM, o aspirante Baracho, do Corpo de Bombeiros, que coordenou o atendimento, explicou que o motociclista apresentava quadro mais grave, com perda de consciência, e precisou ser estabilizado na ambulância do SAMU antes de ser encaminhado ao hospital. Os dois ocupantes do carro estavam desorientados e com sinais de amnésia, mas conscientes. Ambos também foram levados ao Hospital Regional do Litoral para avaliação médica.
“A colisão da moto ocorreu na lateral do Onix. Depois disso, o motorista perdeu o controle e colidiu com a bomba. Felizmente, conseguimos evitar qualquer risco de explosão com o uso de pó químico, e o sistema de segurança do posto também funcionou”, afirmou o aspirante Baracho.