O prazo para os candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e tiveram o processo adiado começou hoje, quarta-feira, dia 7. Os participantes dos processos seletivos do primeiro e segundo semestre de 2023 terão apenas dois dias para concluir a etapa, até às 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, dia 9.
Durante o período, é necessário que o estudante conclua a inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior para que comecem a ser contados os prazos das próximas etapas.
O processo de validação da documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES) tem um prazo de cinco dias úteis. Durante esse período, os documentos necessários podem ser entregues tanto fisicamente quanto de forma digital. Após a inscrição ser reconhecida, a partir do terceiro dia útil, há um prazo adicional de dez dias para que as informações sejam validadas junto ao agente financeiro responsável pelo contrato.
Formalização
Após a conclusão dos procedimentos mencionados, o financiamento só será formalizado. A assinatura do contrato pode ser feita de forma digital, sujeita à aprovação da instituição de ensino superior e do agente financeiro.
Todos os procedimentos para a conclusão das inscrições adiadas para o primeiro semestre de 2024, relacionadas aos processos seletivos de 2023, foram detalhados em um edital do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, é crucial que os estudantes observem atentamente os prazos e procedimentos indicados no edital. Quaisquer alterações nos processos seletivos são anunciadas previamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e também podem ser consultadas através da Central de Atendimento do MEC, pelo número 0800 616161.
Com informações e imagens da Agência Brasil