Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
Entre a última sexta-feira (22) e sábado (23), o campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá recebeu a primeira edição do Festival Coaliza: Conectando Pessoas e Negócios de Impacto Positivo. O evento reuniu empreendedores, especialistas e a comunidade local com o objetivo de promover o empreendedorismo socioambiental e estimular iniciativas sustentáveis na região do Litoral.
Organizado pelo Conselho Local de Paranaguá, parte da iniciativa Coalizão pelo Impacto, o festival contou com o apoio de diversas instituições e apresentou uma programação diversificada. Oficinas, painéis temáticos, mesas-redondas, apresentações culturais e uma feira com estandes de negócios e produtores locais foram algumas das atividades realizadas, todas gratuitas e abertas ao público.
O evento teve como principal objetivo difundir o conceito de negócios de impacto positivo, que buscam soluções para problemas sociais e ambientais, contribuindo para uma economia mais inclusiva e sustentável. Em entrevista à Ilha do Mel FM, Yuri Teixeira, um dos organizadores do evento, destacou que o festival foi um marco para a região. “Paranaguá foi escolhida porque possui um grande potencial para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, especialmente por estar inserida na Grande Reserva Mata Atlântica. Nosso foco é aliar a conservação ambiental ao crescimento econômico”, disse.
Yuri também afirmou que o festival é parte de um esforço maior para engajar diferentes setores da sociedade. “Esse evento é fundamental para consolidar uma rede de negócios de impacto socioambiental positivo. Ele coroa as ações da Coalizão pelo Impacto, que reúne diversas instituições com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em Paranaguá e no litoral paranaense”, comentou.
Expositores
Entre os expositores, um dos destaques foi o Instituto Sarapiá, uma comunidade de aprendizagem que visa promover o desenvolvimento sustentável da região, através da agroecologia, educação alternativa e formação integral, localizado em Morretes, que apresentou os “ecovasos”, uma tecnologia desenvolvida a partir de fibras de bananeira. Os vasos biodegradáveis são uma alternativa ao plástico e estão sendo aperfeiçoados para produção em grandes quantidades.
De acordo com André Lucas, diretor-presidente do instituto, a participação no evento foi essencial para fortalecer parcerias locais. “O Festival Coaliza foi uma oportunidade incrível para ampliar nosso networking. Já estamos em contato com um empreendedor local para criar um lote de vasos biodegradáveis para mudas nativas. Além disso, queremos contar com o apoio da incubadora tecnológica do IFPR para melhorar nossos processos”, disse à Ilha do Mel FM.
Ele ainda explicou que o projeto visa reduzir o impacto ambiental gerado pelo uso de plástico, transformando resíduos da bananeira em materiais úteis e sustentáveis. “Estamos desenvolvendo os ecovasos há cerca de um ano e meio. Eles são feitos com fibras de bananeira, uma solução biodegradável que reduz os impactos ambientais da produção de plástico e aproveita um material que antes seria descartado”, afirmou.
Apenas o começo
A organização destaca que o Festival Coaliza é apenas o início de uma série de ações para consolidar o ecossistema de negócios de impacto no Litoral. A expectativa é de que mais eventos e iniciativas sejam realizados nos próximos anos, com foco em fomentar o empreendedorismo sustentável e fortalecer a conexão entre diferentes setores da sociedade.
“Queremos que a comunidade continue trabalhando em prol dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Esse evento é só o começo; teremos mais iniciativas gratuitas e abertas ao público, sempre com o objetivo de fomentar o empreendedorismo responsável”, concluiu Yuri Teixeira.