Por Luiza Rampelotti com informações da Unespar
Na próxima quarta (9) e quinta-feira (10), duas das principais instituições de ensino superior de Paranaguá — a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e o Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) — promovem o 1º Trote Solidário Universitário. A iniciativa é aberta ao público e propõe um modelo de integração estudantil com foco em ações culturais, educativas e solidárias.
A proposta é transformar o tradicional trote em um momento de acolhimento, protagonismo estudantil e responsabilidade social. Até o dia 10 de abril, a Unespar está recebendo doações de alimentos não perecíveis, enquanto o Isulpar arrecada caixas de bombom. Os itens serão destinados a instituições que atendem comunidades em situação de vulnerabilidade social no município.
A Ilha do Mel FM, parceira do evento, premiará a turma que mais arrecadar donativos com uma sessão de cinema exclusiva. Outros brindes também serão distribuídos com apoio de patrocinadores, e quem participar das atividades terá direito à certificação de horas complementares.
“Pensamos em transformar o início do ano letivo em algo que fosse além da recepção aos calouros, queríamos dar sentido a esse momento, promovendo empatia e engajamento. O Trote Solidário nasce dessa ideia: unir estudantes, instituições e a comunidade em torno de uma causa maior. Ver as faculdades mobilizadas, os alunos engajados e a cidade participando mostra que iniciativas simples, quando bem articuladas, podem gerar grande impacto social. É só o começo de algo que pode se tornar uma tradição em Paranaguá”, explicou Kadu Moccia, gerente do Departamento Comercial da Ilha do Mel FM.
Integração entre academia e sociedade
Para o professor doutor Marcel Klozovski, do Grupo de Ensino Isulpar, o evento inaugura um novo ciclo de integração entre academia e sociedade. “Acredito que o primeiro trote solidário universitário de Paranaguá será um divisor de águas para as instituições de ensino superior da nossa cidade, no sentido da integração e principalmente do fortalecimento das relações entre as instituições e a comunidade”, afirmou.
Ele também destacou que os eventos previstos, entre eles palestras de saúde pública sobre infecções sexualmente transmissíveis e também sobre doação de medula óssea e sangue, serão importantes para criar consciência nos acadêmicos sobre a necessidade do cuidado. “Essas ações são fundamentais para despertar nos alunos, tanto do Isulpar quanto da Unespar, a consciência sobre o cuidado. Não só o cuidado de si, mas também do próximo, e, com isso, o cuidado com toda a nossa comunidade”, disse Marcel Klozovski.
Segundo Klozovski, a programação também valoriza o potencial artístico e cultural local. “Os eventos culturais previstos também integram as instituições no sentido de mostrar para toda a comunidade que nós temos muitas potencialidades culturais e artísticas em nossa cidade. Por fim, quero dizer que é um momento sui generis, no qual as instituições estão unidas e convidam toda a comunidade de Paranaguá para participar de um evento gratuito, público e com o objetivo de ajudar a própria comunidade, finalizando com doações de alimentos e caixas de bombom para a Páscoa das famílias carentes”, concluiu.
Confira a programação completa
A programação cultural começa às 18h30 em ambos os dias e inclui atrações artísticas, palestras e prestação de serviços gratuitos à comunidade, como testagem rápida de doenças e emissão do cartão de transporte municipal de Tarifa Zero. A tradicional Feira da Lua e atividades recreativas também farão parte da programação, integrando alunos, professores e a população.
9 de abril – Unespar (Rua Comendador Correia Júnior, 117 – Centro)
- 18h30 – Apresentações culturais
- 19h00 – Cerimonial de abertura
- 19h10 – Exibição do curta-metragem SOLombra
- 19h15 – Palestra: Doação de sangue e medula
- 19h45 – Apresentação da Orquestra Big Belas Band (Unespar Curitiba)
- 20h30 – Exibição do curta-metragem SOLombra (segunda sessão)
- 20h40 – Apresentação de Samir Assad
- 19h às 21h – Testagem rápida de doenças
- 18h30 às 21h40 – Feira da Lua e atividades esportivas
10 de abril – Isulpar (Rua João Eugênio, 534 – Costeira)
- 18h30 – Apresentações culturais
- 19h00 – Cerimonial de abertura
- 19h15 – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis
- 19h45 – Apresentação da Escola de Samba Filhos da Gaviões
- 20h40 – Apresentação da Orquestra Yanni
- 19h às 21h – Testagem rápida de doenças
- 18h30 às 21h40 – Feira da Lua e atividades recreativa