Por Luiza Rampelotti
O Porto de Paranaguá completou 90 anos na última segunda-feira (17) e, durante as comemorações, foram feitos anúncios importantes para o futuro da infraestrutura portuária e da navegação no Paraná. Um dos destaques foi a confirmação, feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), da construção da sede do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), da Marinha do Brasil, em Paranaguá.
A nova estrutura será erguida em um terreno estratégico, cedido pela União e localizado às margens do Rio Itiberê. O espaço, anteriormente subutilizado, agora terá uma função fundamental na segurança do tráfego marítimo na Baía de Paranaguá. A iniciativa foi formalizada por meio de um Termo de Entrega firmado entre a Marinha do Brasil e a Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU-PR), em junho de 2024.
O SSN-8 será responsável pela manutenção e fiscalização dos auxílios à navegação nos estados do Paraná e São Paulo, atuando diretamente nos portos de Paranaguá, Santos e São Sebastião. Sua missão inclui a instalação, operação, manutenção e desativação de sinais de auxílio à navegação, tanto fixos quanto flutuantes, garantindo a segurança e a eficiência do tráfego aquaviário na região.
Segundo a Marinha do Brasil, a construção da nova sede permitirá a modernização dos auxílios à navegação, além de fortalecer a segurança marítima e manter o alto nível de eficiência do Porto de Paranaguá. A expectativa é que, no futuro, a estrutura também possa abrigar um Centro de Hidrografia, aumentando a capacidade de prestação de serviços hidrográficos para os estados do Paraná e São Paulo.
A nova Organização Militar terá semiautonomia administrativa e será apoiada pela Capitania dos Portos do Paraná, que fornecerá recursos financeiros e de pessoal para garantir sua operação. O investimento visa não apenas aprimorar a segurança da navegação, mas também fomentar a modernização do setor, aumentando a precisão e disponibilidade das rotas marítimas da região.