A Polícia Civil do Paraná emitiu, em setembro de 2024, 1 milhão de Carteiras de Identidade Nacional (CIN), sendo 103,6 mil solicitadas pela internet. O Paraná foi um dos primeiros estados a adotar o novo modelo em todo o território.
Nos últimos anos, a emissão de documentos cresceu: em 2022, foram 825 mil identidades, subindo para 988,9 mil em 2023, um aumento de 19,8%. Desde dezembro de 2023, a emissão é exclusivamente da nova CIN, com 64,2 mil documentos produzidos, dos quais 11,5 mil pedidos online.
O delegado Marcus Michelotto, chefe do Instituto de Identificação da PCPR, atribui esse marco ao aumento de pessoal e aos investimentos nos últimos dois anos. Ele destaca a dedicação dos servidores e a implementação do CIN Fácil, que facilita agendamentos e solicitações online, especialmente para populações em áreas remotas.
O novo modelo unifica a identificação com um número baseado no CPF, aumentando a segurança e reduzindo fraudes. A CIN está disponível em versões impressa e digital, com validade de 10 anos.
Com informações da PCPR