O Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria do Turismo (Setu), divulgou os resultados da pesquisa Temporada de Cruzeiros 2023-2024, visando identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná em navios de cruzeiros. Foram abordadas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras.
Os dados revelaram o sucesso da primeira temporada de cruzeiros no Estado, com 61,6% dos participantes manifestando interesse em retornar a Paranaguá e ao Litoral. A maioria dos participantes (85,6%) admitiu não conhecer previamente o Paraná. Destinos como Paranaguá (79,2%) e Ilha do Mel (13,6%) foram os mais visitados.
Aspectos como segurança pública (52,6%) e eficiência no embarque e desembarque (54,9%) foram destacados positivamente pelos entrevistados. A pesquisa foi realizada em locais estratégicos, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e do Observatório de Turismo.
Durante a temporada, 29 mil passageiros e tripulantes foram registrados em trânsito, refletindo o impacto positivo do turismo na região. O Porto de Paranaguá recebeu 15 atracações do Navio Lirica e uma do navio Música. Houve um aumento significativo na geração de empregos no setor turístico (74%), com 1.585 novos empregos.
Com o êxito da temporada, já estão disponíveis viagens para a próxima temporada, que se inicia no final do ano. A MSC também reservou a temporada de 2025/2026, indicando uma crescente demanda por cruzeiros na região.
PERFIL
Durante a pesquisa da Temporada de Cruzeiros 2023-2024 no Paraná, foram coletados dados reveladores sobre os participantes e suas preferências. Dos 607 participantes, 58,6% eram mulheres, indicando uma forte presença feminina nesse segmento.
Quanto à faixa etária, a maioria estava entre 36 e 65 anos, com 38,2% na faixa de 36 a 50 anos e 27,3% de 51 a 65 anos. A média de gasto por pessoa na cidade e no Litoral variou entre R$ 51 e R$ 200, com 27,9% gastando entre R$ 51 e R$ 100 e 27,2% entre R$ 101 e R$ 200.
A viagem foi principalmente em família (58,3%) ou em casal (23,4%), enquanto 58,6% dos participantes fizeram sua primeira viagem de navio. Dos passageiros brasileiros, a maioria era do Paraná (51,3%), enquanto entre os estrangeiros, 72,2% eram argentinos.
A principal motivação para a viagem foi relaxamento e descanso (53%), seguido por interesse em conhecer novos destinos turísticos (32%) e entretenimento a bordo (11%). Esses insights são essenciais para direcionar futuras estratégias no setor turístico do estado.
Com imagens e informações da Agência Estadual de Notícia