Por Luiza Rampelotti com entrevistas de Alex Vizine
A Praça Eufrásio Correia, mais conhecida como Praça dos Leões, em Paranaguá, deve passar por um processo de revitalização que trará elementos inspirados no Fandango Caiçara, expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Nacional pelo IPHAN em 2011. O projeto apresentado pela Prefeitura aos comerciantes locais, na última terça-feira (19), prevê a requalificação do espaço, tornando-o mais funcional para a realização de eventos, feiras e atividades de lazer.
Em entrevista à Ilha do Mel FM, a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Vânia Foes, explicou que a revitalização busca preservar a identidade do Centro Histórico e tornar os espaços mais acessíveis para a população. “Estamos implantando equipamentos que precisam ser cuidados. O poder público tem suas obrigações, mas queremos que a população e os empresários desenvolvam um senso de pertencimento. Aquela praça pertence a todos nós”, afirmou.
O prefeito Adriano Ramos (Republicanos) reforçou a importância da participação popular na decisão sobre as mudanças na praça. “Já fizemos isso com os permissionários do Mercado do Peixe, e agora estamos ouvindo os empresários para que eles também possam opinar sobre as mudanças necessárias. Esse diálogo é fundamental”, disse.
Principais mudanças na Praça dos Leões
O projeto de revitalização propõe uma reconfiguração da praça, com novos espaços para lazer e cultura. Entre as principais mudanças estão:
✅ Novo parquinho infantil, com brinquedos inspirados nas cores e nas flores das chitas dos vestidos do Fandango.
✅ Criação de um espaço multiuso, que poderá ser usado para feiras e eventos.
✅ Restauração do coreto, valorizando sua estrutura histórica.
✅ Realocação da estátua do Leão, criando um novo jardim ao seu redor.
✅ Instalação de academia ao ar livre, incentivando a prática de atividades físicas.
✅ Melhoria da acessibilidade, com reconfiguração dos espaços para pedestres.
✅ Novo ponto de táxi e mobiliários padronizados para feiras, garantindo mais organização ao local.
✅ Estacionamento paralelo à Rua José Antônio Temporão, com vagas para idosos, pessoas com deficiência e espaço para carga e descarga de feirantes.
A referência ao Fandango Caiçara aparece no formato do desenho da praça, que seguirá o passo da dança em formato de oito, e nas cores que remetem aos trajes típicos da manifestação cultural.
Consulta pública para participação da população
Assim como na Praça Fernando Amaro, a requalificação da Praça dos Leões está aberta para sugestões da população. A consulta pública permite que qualquer cidadão envie suas opiniões e contribuições. Participe pelo link: https://forms.gle/eesNegdsRoZE1SWv9