A Prefeitura de Paranaguá iniciou uma força-tarefa para reduzir os impactos causados por alagamentos em pontos críticos da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria de Obras Públicas (Semop), começou nesta semana e prevê a instalação de novas manilhas, mais modernas e eficientes, com o objetivo de melhorar o escoamento da água.
Foto: Moyses Zanardo
AÇÕES
Segundo o secretário de Obras, Ozeias Rebello Costa, a determinação partiu do prefeito Adriano Ramos, que pediu prioridade para regiões que sofrem com alagamentos há anos. Um dos principais problemas identificados pelos técnicos foi o estrangulamento do fluxo de águas pluviais na travessia da Rua Jequitinhonha.
“Estamos ainda analisando uma nova travessia na Rua Sebastião Belmiro Marques e realizando pesquisas em outras áreas para verificar se há pontos de bloqueio”, explicou Ozeias. “Essas ações irão resultar na redução dos alagamentos, entretanto, não é tarefa simples e rápida diante do tempo que a região ficou sem a atenção devida.”
Foto: Moyses Zanardo
INFRAESTRUTURA
As obras fazem parte de um pacote de intervenções voltadas à drenagem urbana e à prevenção de enchentes. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa busca garantir maior segurança para moradores e motoristas, além de reduzir transtornos durante períodos de chuvas intensas.
Foto: Moyses Zanardo
PRÓXIMOS PASSOS
Nos próximos dias, as equipes seguirão com os trabalhos nas Ruas Regina de Félix e Renato Leone, no Parque São João. A gestão municipal destacou que novas avaliações estão sendo feitas para ampliar o alcance da força-tarefa em outras regiões da cidade.