A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai destinar, pelos próximos 30 dias, 100% da sua produção de copos d’água aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. A medida foi anunciada neste sábado, 8, após o município ser devastado por um tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira, 7.
APOIO
No sábado, a Sanepar já havia enviado 50 mil copos de água envasada, voltados principalmente aos desabrigados e aos profissionais que trabalham no socorro às vítimas e na reconstrução dos serviços. De acordo com o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, a ação faz parte do compromisso da empresa com o acesso universal à água tratada.
“A Sanepar disponibiliza gratuitamente a água de torneira envasada em copos para eventos como parte de seu compromisso do acesso universal à água tratada. Neste momento de urgência que vive Rio Bonito do Iguaçu, uma das nossas ações é destinar 100% do nosso envase para seus moradores”, ressalta o diretor-presidente da empresa, Wilson Bley.
Com essa determinação, o envio de copos d’água para outros pontos do Estado e eventos está temporariamente suspenso. A medida integra o conjunto de ações emergenciais da Sanepar para auxiliar o município, que está em estado de calamidade pública.
ISENÇÃO
Outra medida anunciada nesta segunda-feira, 10, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, é a isenção da tarifa de água por três meses para os moradores de Rio Bonito do Iguaçu. Durante o período, as faturas terão valor simbólico de R$ 1, em cumprimento à legislação que exige cobrança mínima.
“Estamos adotando atitudes além de medidas operacionais; são gestos de solidariedade e respeito às famílias que estão reconstruindo suas vidas”, reforçou o diretor-presidente da Sanepar.
Também não haverá corte de abastecimento por inadimplência no mesmo prazo.
ABASTECIMENTO
O fornecimento de água foi normalizado no município desde o meio-dia de sábado, embora alguns pontos tenham levado mais tempo para recuperar a pressão do sistema. Em locais mais afetados, ventos de até 330 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), danificaram tubulações e cavaletes.
Equipes da Sanepar seguem vistoriando redes e reparando vazamentos. Além disso, seis caminhões-pipa continuam levando água de Laranjeiras do Sul até Rio Bonito do Iguaçu, reforçando o abastecimento.
RECONSTRUÇÃO
O governo estadual também anunciou a construção emergencial de 320 casas para atender as famílias atingidas. A mobilização de 50 socorristas e equipes do Samu foi essencial para os atendimentos iniciais às vítimas do tornado.
Com informações da AEN








