A parnanguara Mariana Lorena dos Santos Silva embarca nesta semana rumo ao Japão para representar o Brasil no 8º Campeonato Mundial de Karatê Gojo-kai, que será realizado entre os dias 7 e 11 de agosto, na província de Shiba, distrito de Minatono, próximo a Tóquio.
A delegação brasileira parte do Brasil em 31 de julho, com chegada prevista ao país oriental no dia 2 de agosto.
A atleta, que conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Sespor), realiza o sonho de disputar seu primeiro mundial na modalidade.
Foto: Prefeitura de Paranaguá
TRAJETÓRIA
Mariana começou no karatê aos 6 anos, treinando na Fundação Municipal de Esportes de Paranaguá sob a orientação do Sensei Aníbal de Jesus Severo, uma referência na história do esporte local.
“Ele foi uma referência enorme, dedicou toda a sua vida à formação de atletas e à divulgação da filosofia do karatê com seriedade, disciplina e muito carinho”, relembra a atleta.
A dedicação ao esporte já rendeu frutos: em novembro do ano passado, Mariana conquistou medalha de ouro no Pan-Americano realizado no Chile. Agora, aos 22 anos, ela se prepara para o maior desafio de sua carreira.
LEGADO
A atleta e suas duas irmãs, também ex-alunas do Sensei Aníbal, reativaram a Associação Itiberê de Karatê, fundada por ele em Paranaguá.
“Isso tem um significado muito especial para mim, como Sensei e como atleta. Me conecta diretamente com tudo que aprendi com ele até alcançar a faixa preta”, destaca.
Foto: Prefeitura de Paranaguá
APOIO
Mariana reconhece o papel do apoio institucional na sua jornada:
“Tenho o incentivo da Secretaria de Esportes para essa viagem, e isso faz toda a diferença. Posso representar Paranaguá e o Brasil com ainda mais dedicação e motivação.”
EXPERIÊNCIA
Além da competição, Mariana participará de um seminário com mestres locais ao final do campeonato.
“Vai ser uma oportunidade única de aprender, trocar conhecimentos e fortalecer ainda mais minha paixão pelo esporte”, afirma.
A atleta carrega na bagagem a técnica, a disciplina e o legado de seu mestre, com a missão de representar com orgulho sua cidade e o Brasil no berço do karatê.