O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou o sexto boletim de balneabilidade nesta temporada no Paraná, indicando que 54 dos 66 locais monitorados nas praias e rios do estado são recomendados para banho, representando 82% do total.
No Litoral, a situação é favorável, com 39 pontos recomendados. Pontal do Paraná lidera com oito locais próprios para banho, representando 66% do total. Matinhos e Guaratuba também apresentam bons índices, com 75% e 50% dos locais próprios, respectivamente.
Devido às chuvas recentes, sete pontos adicionais no Litoral tornaram-se impróprios para banhistas em comparação com a última semana. Novos pontos impróprios foram identificados em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, incluindo áreas na Avenida Principal do balneário Olho d’Água e no balneário Ipanema, entre outros.
No Interior, os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio e a prainha de Entre Rios do Oeste apresentam bom índice de balneabilidade, enquanto alguns pontos impróprios estão localizados em São Miguel do Iguaçu.
O monitoramento, realizado semanalmente pelo IAT durante a temporada de verão, utiliza o indicador Escherichia coli para verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino. O período de emissão dos boletins vai até 9 de fevereiro de 2023, semana do Carnaval. Os boletins podem ser acessados no site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou por meio do aplicativo “Balneabilidade Paraná” disponível para celular Android no Google Play.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias