A situação da balneabilidade no Paraná para o feriado prolongado de Carnaval está em ótima condição, com 86% das praias e rios classificados como próprios para banho, de acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Dos 66 locais monitorados no Estado, 57 estão em condições adequadas para uso, o que representa um aumento leve em relação à semana passada, quando o índice era de 85%. Durante toda a temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná, o índice médio de balneabilidade foi de 91%, um dos mais altos do país.
O Litoral do estado, especialmente popular entre os turistas nesta época do ano, agora possui 43 pontos com água própria para banho, incluindo um trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba, recentemente classificado com bandeira azul. O monitoramento do IAT cobre 49 localidades nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel.
Existem apenas seis locais considerados impróprios, incluindo áreas na Ponta da Pita em Antonina, na Praia de Encantadas na Ilha do Mel, e em alguns pontos específicos em Matinhos e Pontal do Paraná. Essas áreas impróprias geralmente estão associadas à foz dos rios e não são recomendadas para banho ou atividades esportivas, sendo que o IAT não realiza medições nesses pontos.
COSTAS OESTE E NORTE
Na região das Costas Oeste e Norte, das 17 prainhas de água doce avaliadas, 14 foram consideradas adequadas (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão totalmente próprios para banho. Além disso, na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também apresenta um bom índice de balneabilidade.
Em relação ao boletim da semana passada, houve apenas uma alteração: um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.
MONITORAMENTO
Durante a temporada de verão, o IAT disponibilizou semanalmente boletins de balneabilidade, quando há maior presença de banhistas nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas ao longo da semana no laboratório do instituto em Curitiba. Durante esta temporada, foram emitidos oito boletins, entre dezembro e fevereiro.
O monitoramento das águas verifica a presença de contaminação por esgoto sanitário clandestino e fornece indicações sobre a segurança para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Utiliza-se o indicador Escherichia coli, uma bactéria presente no intestino de seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior é a probabilidade de existirem organismos causadores de doenças.
Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, na seção de Monitoramento/Balneabilidade, ou baixar o aplicativo “Balneabilidade Paraná”, disponível para dispositivos Android na Google Play Store.
Com informações e imagens da Agência Estadual de Notícias