Cruzeiristas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e de outros países desembarcaram no Porto de Paranaguá na segunda-feira, 22, com a chegada do navio Silver Whisper. Ao todo, 345 passageiros e 291 tripulantes visitam as belezas paranaenses, fortalecendo o turismo regional e a visibilidade do Paraná no mercado internacional. Esta foi a primeira vez que o luxuoso cruzeiro atracou no município.
CHEGADA
O Silver Whisper atracou em Paranaguá após passar por destinos como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis e Ilhabela. A Guarda Portuária atuou no controle de acesso e na segurança da área portuária para garantir que os visitantes realizassem os passeios com tranquilidade.
“Nosso objetivo é garantir que todos tenham a certeza de que o Estado do Paraná é seguro e acolhedor, e que voltem aos seus países de origem com um gostinho de quero mais”, afirmou o gerente-adjunto da Unidade de Segurança Portuária, Ivan Machado.
TURISMO
Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, a escala do navio reforça a posição do Paraná no setor.
“A chegada do Silver Whisper ao Porto de Paranaguá reforça o potencial do Paraná no turismo de cruzeiros e amplia a visibilidade do nosso litoral e da capital no mercado internacional. Estamos trabalhando para consolidar o Paraná como um destino competitivo nesse segmento”, declarou.
ROTEIROS
A primeira turma de turistas seguiu para Curitiba, onde embarcou no trem para a descida da Serra do Mar até Morretes, passeio considerado um dos mais bonitos do mundo. Outros grupos visitaram Antonina e Morretes a bordo da Maria-Fumaça, enquanto parte dos cruzeiristas optou por conhecer a Ilha do Mel.
Segundo a proprietária da agência de receptivos Special Paraná, Bibiana Antoniacomi, a experiência positiva favorece o retorno dos navios.
“Pela experiência que tivemos nos anos anteriores, quando um navio atraca mais de uma vez no mesmo local, ele sempre retorna com mais pessoas, falando muito bem dos passeios. Eles gostam bastante”, afirmou.

VISITANTES
A turista Lenda Fragoso, da Califórnia, nos Estados Unidos, visita o Brasil pela segunda vez.
“Estamos ansiosos pelo passeio. Até agora, todas as paradas que fizemos foram maravilhosas, muito bonitas e históricas. Estou animada para aprender sobre a história local”, disse.
RECEPTIVO
No espaço de receptivo montado pela Prefeitura de Paranaguá, na região central da cidade, os turistas receberam informações sobre os municípios e atrações. Todos os pacotes de passeios foram vendidos antes mesmo da chegada do navio.
“A intenção é fortalecer o trabalho do receptivo e da rede turística de Paranaguá, especialmente em relação à logística, aos guias e aos pacotes de turismo”, destacou o secretário municipal de Turismo, José Reis de Freitas Neto.

PRÓXIMAS ESCALAS
Após Paranaguá, o Silver Whisper segue para Balneário Camboriú e, depois, para a Argentina. O navio tem retorno previsto ao Porto de Paranaguá nos dias 8 e 20 de fevereiro de 2026.
Com informações da Portos do Paraná







