A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou a autorização para a realização de novos concursos públicos no governo federal. Serão criadas 4.436 vagas em 20 órgãos federais. O impacto orçamentário anual previsto é de R$ 735 milhões.
Durante o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para cobrar mais cargos nas áreas de meio ambiente e assistência social. Esther explicou que há concursos em vigor para o Meio Ambiente e que o próximo a sair será para as áreas sociais, com um número maior de vagas.
A decisão de abertura das vagas considerou critérios como tempo desde o último concurso, proporção entre vagas e cargos aprovados, aposentadorias previstas, entre outros fatores.
Desde o início da gestão, alguns órgãos federais já haviam sido autorizados a realizar concursos públicos, incluindo o IBGE, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Meio Ambiente, entre outros.
Além disso, nesta semana, o Ministério autorizou a nomeação de mil candidatos aprovados no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em 2022.