Por Elano Squenine sob supervisão de Luiza Rampelotti
A Associação Casa Missionária (ACM), com sede na Vila Santa Maria, em Paranaguá, está promovendo mais uma edição do Natal Solidário, uma campanha que visa levar alegria e esperança para crianças de comunidades carentes do município. Este ano, cerca de 400 crianças dos bairros Vila Santa Maria, Rio da Vaca, Porto Seguro e Jardim Pantanal serão apadrinhadas.
Em entrevista à Rádio Ilha do Mel FM, a presidente da ACM, Mônica Monteiro, contou como funciona o apadrinhamento. “Nós colocamos as fotos das crianças nas redes sociais da ACM, e o padrinho pode escolher uma delas, comentar na foto, deixar o contato e apadrinhá-la. O presente pode ser um brinquedo, uma roupa, um calçado, uma cesta básica ou o que o padrinho sentir no coração. Não direcionamos um pedido específico, deixamos essa escolha livre.”
As doações podem ser entregues até o dia 15 de dezembro no ponto de coleta localizado no Palácio do Café, no centro da cidade, ou em outros locais indicados pela associação como: Ótica Inovar, Caldo de Cana do Lúcio e Cátia Santana (Parque São João), lanchonete Mô Delivery (Jardim Guaraituba), escritório de contabilidade Eli Silva (Jardim Samambaia), loja Amora Kids (próximo ao semáforo do Cemitério do centro) e lanchonete da Cris no bairro Porto Seguro (em frente ao Colégio Estadual). Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo WhatsApp: (41) 9928-5586.
“Além disso, estamos arrecadando refrigerantes, doces, guardanapos e copos descartáveis para as festas que acontecerão nos dias 20, 21 e 22 de dezembro”, explicou Mônica.
A presidente também falou os desafios enfrentados pela associação para atender a demanda. “Hoje, trabalhamos em três regiões carentes de Paranaguá: Vila Santa Maria, região do Imbuí e Estrada Velha de Alexandra, onde fica o Jardim Pantanal. Temos recebido pedidos de ajuda de outros bairros, mas, infelizmente, por falta de recursos, não conseguimos expandir o atendimento.”
Para a realização das festas, a ACM aluga brinquedos como cama elástica, infláveis, pipoqueira e máquina de algodão doce, o que gera despesas que dependem de doações. “Quem não puder doar itens físicos pode ajudar via Pix. Mesmo um valor pequeno já faz diferença. Todo o dinheiro arrecadado é destinado às despesas para que possamos proporcionar um Natal especial para as crianças e suas famílias.”
Segundo Mônica, para apadrinhar uma criança, basta acessar o Facebook da ACM, clicando aqui. “Nos álbuns, é possível ver as fotos das crianças que ainda não foram apadrinhadas. Se a foto não tiver nenhum comentário, significa que ela ainda está esperando um padrinho. É só comentar, deixar o seu contato, e a partir daí você já faz parte da nossa campanha.”
Mônica finalizou reforçando a importância da solidariedade da comunidade. “Todos os anos, a população nos ajuda muito, e sempre conseguimos realizar a campanha graças a essa união. Toda doação, seja um fardinho de refrigerante, um pacote de doces ou um brinquedo, é bem-vinda. Nosso objetivo é ver o sorriso das crianças e a alegria das famílias, porque isso é o que realmente importa,” concluiu.
Para obter mais informações sobre os projetos, ações e como contribuir com a campanha Natal Solidário, entre em contato com a Associação Casa Missionária (ACM) pelos seguintes canais:
- WhatsApp: (41) 9928-5586
- Facebook: ACM Paranaguá
- Instagram: @acmparanagua