A Portos do Paraná emitiu uma nota oficial reafirmando a proibição de pedidos e ofertas de gorjetas nos terminais. A empresa pública, em parceria com a Associação dos Operadores do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (AOCEP) e a Associação dos Terminais do Corredor de Exportação de Paranaguá (ATEXP), está empenhada em combater essa prática de forma contínua.
A fim de conscientizar motoristas e funcionários, foram instalados avisos e placas desde o Pátio de Triagem até as moegas dos silos públicos, deixando claro que essa ação é irregular. Além disso, os galpões da classificação, operados pela empresa Bureau Veritas contratada pela ATEXP, estão equipados com câmeras de monitoramento.
Quando ocorrem “ofertas de gorjetas”, elas são recolhidas e os dados do motorista são encaminhados para a Guarda Portuária, resultando em advertências e inclusão do motorista em restrição de acesso ao porto.
A Portos do Paraná solicita a colaboração dos motoristas para denunciar essas práticas e destaca que os funcionários terceirizados envolvidos na cobrança indevida são demitidos por estarem cientes de que esse tipo de pedido é expressamente proibido.
Com informações da Portos do Paraná