O município de Matinhos conquistou o segundo lugar na classificação geral da campanha de prevenção à dengue “Aqui o Mosquito Não Entra”, promovida pelo Sesc Paraná. A iniciativa reuniu os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba e reconheceu o trabalho desenvolvido pela população e pelas equipes de Vigilância em Saúde e Agentes de Combate às Endemias na prevenção ao mosquito Aedes aegypti.
Mobilização
A campanha teve como objetivo incentivar ações de prevenção por meio da participação ativa da comunidade. Utilizando uma plataforma digital, os participantes registraram, com fotografias, atividades voltadas à identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O resultado obtido por Matinhos reflete a união entre o poder público e a população, reforçando que o combate à dengue depende do envolvimento coletivo e da adoção de medidas permanentes de conscientização e prevenção.
Prevenção
Durante a campanha, os Agentes de Combate às Endemias realizaram visitas domiciliares, orientações aos moradores e acompanharam as ações desenvolvidas pelos participantes, fortalecendo o trabalho educativo e preventivo em diversos bairros do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a conquista reforça a importância das estratégias de mobilização social no enfrentamento às arboviroses e evidencia o comprometimento da comunidade com a promoção da saúde e a qualidade de vida.
De acordo com o município, a classificação também destaca Matinhos como referência em participação comunitária nas ações de prevenção à dengue, demonstrando que informação, conscientização e atuação conjunta são fundamentais para reduzir os riscos e proteger a população.
Com informações da Prefeitura de Matinhos







